segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Bigamia

Bigamia

A bigamia é um tipo de poligamia seu significado é (bi significa dois e gamia significa casamento), portando ela é bigamia a pessoa que é casada com duas pessoas ao mesmo tempo. A bigamia é considerada crime pela lei brasileira de acordo com o artigo 235 do código penal estando o infrator (a) sujeito de dois até seis anos de cadeia. É considerada como crime contra a família.

O primeiro homem bigamo da história foi Lameque, ele era da linhagem de Caim, os nomes de suas mulheres eram: Ada e Zilá como podem notar essa prática é muito antiga desde o começo do mundo era praticada, esse foi sem dúvida o embrião da praga chamada poligamia, ora se o homem muitas vezes não amava se quer a uma mulher como iria amar duas? A rivalidade era uma marca registrada nesse tipo de relacionamento, como era o caso de Eucana que tinha duas mulheres: Ana e Penina, as rivalidades entre ambas era flagrante, o homem amava demais uma e bem menos outra, Amava demais Ana, e bem menos Penina, sua amada não gerava filhos, a outra sim tinha filhos e filhas, e podemos ver as humilhações no capítulo 1º de Samuel. Nesse caso vemos uma terrível desavença, porém é fato que tem registros antigos mostram é que havia em muitos casos a ocorrência até lesbianismo entre muitos desses casamentos (entre as próprias esposas), sabemos que essa nunca foi a vontade perfeita do Senhor era apenas tolerada naqueles distantes tempos.

Parecer Bíblico

A escritura é clara em (Mateus 19: 4-6) “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

Se na antiga aliança isso foi tolerado devido os costumes da sociedade, na nova a bigamia consiste num pecado contra Deus, contra a família, e contra o próprio corpo, pois quem se prostitui peca contra o próprio corpo.
“Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” (1º Coríntios 6 :18).

13 comentários:

vandinha disse...

Visitem meus blogs de natal
http://vandamarisley.zip.net/
http://vmedo.zip.net/
|olah|amigo, pedra rara, dificil de se encontrar e encontrada nos momentos mais inesperados, pelas pessoas que mais necessitam dela! |beijo|vandinha

sylasneves disse...

Irmão Reinaldo

Obrigado pelo comentário deixado no meu blog e, parabéns pelo conteúdo do seu.

Que Deus continue lhe abençoado...

Pr. Sylas
http://sylasneves.blogspot.com/

Silvinha disse...

amei seu blog, irmão! que Deus continue te abençoando pra vc abençoar mais vidas através deste espaço.
muito obrigada pela visita ao meu blog :-)
[ ]´s em Cristo!

gleilson disse...

Gostei muito de seu estudo sobre a bigamia...
Espero ver em breve mais textos tão instrutivos quanto este...

Tambem tenho um trabalho parecido com este na internet...

se puder dê uma olhadinha...

A SABEDORIA DE UM HOMEM SE DÁ PELO NÍVEL DE FÉ DELE E NÃO PELA CIÊNCIA HUMANA...

Reinaldo Carlos da Silva disse...

Querido irmão gleidson,
gostaria de ler esta sua postagem,por favor me diga o endereço de seu blog.

presbítero jose afonso mendes disse...

parabens pela mensagem sobre a Bigamia

Augusto disse...

Meu querido, o texto de Mateus 19 fala sobre divórcio e não sobre bigamia. Se vc não concorda com a bigamia, até entendo, mas não distorça a palavra, dando a ela o sentido que vc quer. Pois também está escrito:"Em Dt 4, 2: “Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando”. Se este é um blog democrático e comprometido com a verdade, não exclua este comentário, pois não vi até agora um que contrarie a tua opinião. Fica na paz.

Augusto disse...

È uma pena que aqui so seja postado o que vc quer ou acredita. Mas tenho novidades amigo irmão: Vc não tem base bíblica. Procure no seu íntimo e vai ver que realmente a palavra não condena a bigamia, e que vc está se refugiando em tais argumentos para não magoar sua esposa. Mas, quando está sozinho, não acredita em tudo isso né? Seja sincero com vc. E não manipule os outros. Fica na paz.

Augusto disse...

Vou dar um outro exemplo.

Se um pastor vai para a Arábia Saudita evangelizar, e lá um chefe de familia com 3 esposas (todas com filhos) se converte.
E aí ?? Este “pastor“ vai dizer para este irmão:
- Varão amado de Deussss !! Assim diz o Senhor que você está em pecado, e irá para o inferno se não consertar as suas veredas (até já imagino o fariseu dizendo isso) !!!
Dirá pra ele abandonar duas delas com seus filhos e tudo, e ficar só com uma (ainda dá uma dica pra ele ---> escolhe a mais bonitinha).
O que será destes filhos ?? O que será destas mulheres abandonadas, pois lá uma mulher abandonada é tratada com desprezo.
Lá um homem e suas mulheres são vistas na cultura deles como UMA Família.

Não estaria então este “evangelho“, destruindo lares ??

Amar ao próximo como a sí mesmo é realmente se colocar no lugar do proximo !!
Porque não nos colocamos no lugar destes filhos e mulheres abandonadas ??
Porque na verdade a Lei está acima do amor !!

E aí uma pergunta !!
Estamos preparamos realmente para evangelizar países de culturas diferentes ??

Reinaldo Carlos da Silva disse...

Direito de resposta
Sr Augusto, recebi em meu blog na postagem sobre estudo sobre BIGAMIA, e li os seus comentários, e para mostrar a você que meu blog é democrático já publiquei os seus comentários, MAS RESPEITOSAMENTE DISCORDO, de suas colocações;

1° Você menciona, Mateus 19 de fato o texto fala em divórcio, mas se você não prestou atenção a palavra fala está apenas no singular confira Mateus 19:5: E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
veja bem aparece o homem, a sua mulher e em seguida dois. NÃO TRÊS

2° de fato NÂO concordo mesmo com a bigamia. mas espera ai você disse que aqui não tinha comentário contrário aqui vai um link de um comentário contrário as minhas convicções e foi pulicado pois embora eu discorde do internauta ele não baixou o nível (se bem que também que também não te acuso de baixar o nível) mas PUBLIQUEI SIM comentário mesmo o internauta discordando de meu ponto de vista eis o link: PLC122/06 pode ser aprovado no senado em 2009

3° NÃO estou distorcendo a palavra de Deus,VOCÊ É QUE COMETE ESTE ERRO! Não sei qual é a sua convicção mas dizer o que você disse que: “a palavra não condena a bigamia” é de uma ignorância grande meu amigo! O Novo testamente em todas as passagens que trata de casamento não se refere a poligamia ou bigamia mas apenas a monogamia.

4° você se refere a minha esposa na realidade onde prego a palavra esteja ela ou não presente eu prego contra a poligamia, bigamia, casamento gay, homossexualismo etc, posso estar com ela ou na congregação, ou sozinho tenho convicção de que todas essas coisas (bigamia, poligamia, casamento gay, homossexualismo) são pragas que devem ser combatidas.

5° você disse: “ vc não tem base bíblica”, olha na boa você defende a bigamia, e vem me dizer que eu não tenho base? Pelo amor de Deus pense bem vc e procure no seu intimo e vai ver realmente a palavra condena a bigamia.

6° Você me acusa de manipular os outros – Declaro a você e a todos que não sou manipulador sou formador de opiniões. disseste também:

7° Também falaste: É uma pena que só seja postado o que vc acredita ou pensa” – Respondo o seguinte: de quem é o blog? Não é meu? Não posso postar o que eu penso ou acredito?
Veja o que diz o artigo 5°, da Constituição Federal
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

8° Em relação as mulheres da Arábia Saudita digo: DOIS ERROS NUNCA FARÃO UM ACERTO! O erro da lei saudita, que teve sua semente lá no começo com Lameque com a bigamia, que por sua vez com o passar do tempo gerou a poligamia, não pode ser perpetualizada,
digo uma situação: se uma mulher desamparada que se prostitui para arranjar o que comer se ela aceitar Jesus Cristo como salvador e Senhor, ela deve abandonar seus pecados?ela deve parar de se prostituir?
Se um homem que tem uma vida toda errada, tem família por tudo que é lugar, tem filhos com pelo menos digamos duas, mas um dia ele aceita Jesus Cristo deve ele abandonar ele a mulher ilegítima ou não?

9° Não sei quem você se refere ao falar “fariseu”, mas digamos que esteja se referindo a um outro Pastor, Mas digo se o Pastor for mesmo homem de Deus ele terá de Deus um preparo pra lidar com esta situação, afinal de contas pra se ser pastor na Arábia Saudita tem de ser mesmo muito bem preparado, muita oração e jejum e Deus destruirá toda obra do Diabo e dará a vitória a essa “FAMÍLIA” diga-se uma coisa, na própria lei dos Sauditas privilegia a PRIMEIRA ESPOSA pra que não paire dúvidas.

10° Não entendi bem o que você falou quando disse: "Porque na verdade a Lei está acima do amor !! E aí uma pergunta !! Estamos preparamos em" mas mesmo assim digo o amor à Deus é a maior de todas as leis, e quem de fato ama à Deus ama seu próximo.

Desculpe Augusto não ter respondido antes mas por motivo de força maior estive ausente.
Fica na Paz.

allan cezar Freitas disse...

não quero ser entrometido neste "bate papo" tão descontraído de vc, mas gostaria de fazer uma observação - nós não praticamos a bigamia porque não é nossa cultura.
Aqui no ocidente é crime... no oriente é comum, faz parte da cultura.

na bíblia, mais especificamente no novo testamento há omissão acerca deste assunto.

quando de Mateus escreve em 19: 4-6, está apenas mencionando gênesis e a criação.

vamos encontrar ainda, o termo "marido de uma só esposa" em 1º Timóteo e Tito, contudo, são regras de eleição ao diáconos e bispos, diga-se de passagem deveriam ser seguidas arrisca até hoje ; )

bigamia o casamento múltiplo não é prostituição tendo em vista que seria um homem duas mulheres em comunhão de vontades ir ao cartório e lavrar a certidão de casamento... giza-se, é proibido no Brasil viu!?

não sou a favor disto, porque nossa cultura é outra, não posso ser contra porque a bíblia não diz nada em contrário.

exceções: pergunte a qualquer missionário se essa prática não é comum até os dias de hoje pelos índios brasileiros!?

não há como imputar como pecado tal prática, porque a Lei de Deus diz não diz que é pecado a Lei não discorre sobre isso.

perdoe-me´acrescentar somente mais um adendo, bigamia não seria prostituição ou adultério, uma vez que estaria reconhecida a união de três indivíduos, sendo que o adultério se configuraria pela existência de uma terceira pessoa não pertencente ao quadro familiar em questão!

ps. estamos sujeitos a leis por isso Deus deixou as autoridades, assim qualquer brasileiro que estiver lendo isso saiba, estarás em desacordo com a lei dos homens se vier a se casar com duas mulheres PORQUE AQUI É PROÍBIDO
kkkkkkk
kkkkkkk

outro blog que fala do tema mais profundamente: http://www.gotquestions.org/Portugues/poligamia.html

Reinaldo Carlos da Silva disse...


Olá Allan Cesar Freitas, muito obrigado por participar, de opinar, mas há pontos de sua opinião que RESPEITOSAMENTE DISCORDO.

1° NÃO HÁ omissão no Novo Testamento quanto a Bigamia ou casamento múltiplo.

2° Mateus 19, traz é verdade um relato da criação, Mas é verdade também que mostra uma realidade que muitos desconhecem (Não quero dizer que é teu caso) Jesus Cristo vindo pra restaurar o PROJETO INICIAL DO CASAMENTO, isto é VITALICIO e MONOGÂMICO.

3° Observe todo o contexto, veja que em parte alguma aparece mulheres ou esposas.

4° Concordo com você quando diz 1 ° Timóteo e Tito, sobre os Diáconos e Bispos (maridos de uma só mulher). MAS É UM ERRO dizer que essas regras valem apenas para estes cargos de ministros do evangelho. Concordo que deveria sim ser estas leis ser seguidas até hoje, aliás sempre! É LAMENTÁVEL vermos Ministros do Evangelho trocando de mulher como quem troca de roupa! e ainda mesmo assim ter toda a preeminência na Igreja, Mas Deus julgará todos os casos.

5° O amigo fala que: "A bigamia o casamento múltiplo não é pecado" DISCORDO de suas palavras o casamento bígamo ou múltiplo nunca foi vontade perfeita de Deus, o SENHOR "TOLEROU" tanto isso como também o divórcio, vemos porém que agora a coisa é outra vemos um Jesus Cristo vindo pra restaurar o ser humano e a FAMILIA TAMBÉM, outra coisa também Jesus veio restaurar a condição da mulher! veja "Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus." Gálatas 3:28.

6° Para completar deixo 1 ª Corintios 7:2 " Mas, por causa da prostituição, CADA UM tenha A SUA PRÓPRIA MULHER, e CADA UMA tenha O SEU PRÓPRIO MARIDO. "

Obrigado por sua participação embora possamos ter pontos de vista divergentes, espero ter esclarecido.
Fica na Paz

Anônimo disse...

Jesus disse a mulher samaritana:
Joã 4:16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá.