quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sábado

Qual a origem do sábado? É certo ou é errado guardar o sábado? o que a nova aliança fala sobre isso?. veremos a seguir o que as escrituras sagradas falam à respeito.

A origem do Sábado
O sábado vem do termo hebraico "Shabat", uma referência ao sétimo dia da semana,
sabemos que Deus criou o os céus e a terra em seis dias e que no sétimo descansou, e santificou. (Gênesis 2 :1-3)
1 ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
3 E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

É certo ou é errado guardar o Sábado?
Vejamos o que o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo disse:
Romanos (14 :5-6)
5 Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
6 Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.

Colossenses 2
16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos Sábados,


Essa é uma questão pessoal, não cabe a ninguém julgar alguém ou condenar por que alguém guarda o sábado ou o domingo, a segunda, a sexta ou qualquer outro dia.

O que a nova aliança fala sobre isso?
Jesus foi
perseguido por que quebrantava o sábado, (João 5: 18),
Os discípulos também foram acusados injustamente (Marcos 2 :23,24)
"O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado" (Marcos 2 :27) quer dizer, o sábado foi feito para o bem do homem e não para o homem ser escravizado pelo sábado.
Reforço o que digo que ninguém tem o direito de julgar ou condenar aos outros por essa questão de dia (nem qualquer outra) e afirmo que é pessoal trazendo o que Paulo escreveu: "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.". (Romanos 14 :22)

Um comentário:

Natalino disse...

Amado irmão, hoje é fácil entender o porquê não é mais necessário guardar o sábado. Minha opinião: Se todos os judeus aceitassem a Jesus e seus ensinamentos e ficasse responsável pela evangelização do mundo. Acredito que não teria mexido na lei do sábado. Como eles rejeitaram o Evangelho da qual esse foi levado ao mundo através dos seus discípulos ao um povo pagão sem lei. O Espírito Santo orientou os seus discípulos a não impor a lei do Judeu para os gentios. Obrigado pelos comentários que deixou no meu blog, Deus o abençoe!