Pular para o conteúdo principal

Divórcios crescem mais do que separações no país, diz IBGE



Divórcios crescem mais do que separações no país, diz IBGE

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Nos últimos dez anos, houve um aumento maior na taxa de divórcios do que na de separações no Brasil, segundo estatísticas de registro civil divulgadas nesta quarta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os dados, relativos ao período entre 1998 e 2008, mostram que, enquanto os divórcios aumentaram, separações permaneceram estáveis desde o ano de 2004. Até aquele ano, as taxas aumentavam ou diminuíam na mesma proporção.

  • Enquanto a taxa de separações manteve o mesmo nível desde 2004, divórcios aumentaram

Para o IBGE, a elevação do número de divórcios em relação ao de separações mostra uma maior aceitação do divórcio e a ampliação do acesso à justiça em relação ao tema. Além disso, teria contribuído para o aumento a possibilidade de realizar divórcios nos tabelionatos, o que desburocratizou o procedimento em alguns casos previstos em lei.

Em 2007, para cada quatro casamentos, uma separação

Naquele ano, exatamente 30 anos depois do instituto, o divórcio atingiu sua maior taxa desde 1984



Desde janeiro de 2007, a lei 11.441 garante aos casais, sem filhos menores ou incapazes, o direito de optar pela separação consensual, divórcio, partilha e inventário por meio de escritura pública direto nos cartórios, sem a necessidade de recorrer ao Judiciário.

Em 2008, o número de dissoluções de casamentos chegou a 290.963, somando as 102.873 separações e os 188.090 divórcios. Destes, 181.456 foram de cônjuges com 20 anos ou mais de idade, ou seja, 4,6% de aumento em relação ao ano anterior. A taxa bateu novamente o recorde desde que o IBGE iniciou o levantamento sobre o divórcio, em 1984.

Divórcios diretos aumentam

Mais sobre o divórcio

Uma lei aprovada em 2007 torna o procedimento mais simples e rápido. O casamento pode ser dissolvido por completo sem a necessidade de recorrer ao Judiciário: direto em cartórios


Do total, os divórcios diretos representam 70,1%. Já os indiretos são 29,8%, e 0,1% não tiveram tipo declarado.

Segundo o instituto, a opção por formalizar as dissoluções a partir do divórcio direto tem se mostrado mais ágil por reduzir os trâmites judiciais, já que o tempo mínimo de separação de fato para dar entrada no divórcio direto é de dois anos, somente um ano a mais que para os casos cujos casais passaram pela separação.

Ainda conforme a pesquisa, em todos os Estados brasileiros, a maior porcentagem de separações não consensuais foi requerida por mulheres, 71,7% do total. Já na Paraíba, 41,4% das separações não consensuais tiveram o homem como requerente.

fonte: oul
imagem: fabianapaula.wordpress.com

Comentários

Graça e Paz!

Deus continue lhe abençoando Grandemente, Continue assim sendo sempre uma benção

Nos Laços do Calvário
Gutemberg Maciel
Diretor da ETEBS
Gutemberg Maciel disse…
Graça e Paz!

exelênte postagem Deus continue lhe abençoando.

Nos Laços do Calvário

Pr. Gutemberg Maciel
Gutemberg Maciel disse…
Caro amigo e irmão,
Graça e Paz!

Muito obrigado por seu comentário em meu blog. Deus Continue lhe abençoando grandemente.

Nos Laços do Calvário

Pr. Gutemberg Maciel
Professora disse…
As famílias precisam de reestruturaçao na Palavra. Com a audiência da TV, os maus exemplos dos políticos, e as igrejas de braços cruzados... só tinha que dar nisso mesmo: divórcios, e lares arruinados.

Será sempre bem-vindo no professoraebd.blogspot.com

Obrigada,
Rossana
Rosane Luz disse…
Olá!
Estou conhecendo seu blog agora e posso afirmar que ele é uma benção .Já estou seguindo o mesmo.
Me faz uma visitinha.
http://eusoudomeuamadoeelemeu.blogspot.com
Angel disse…
Deus le bendiga irmao,Puede ver como puse el menú del header en este enlace:

http://gemablog-.blogspot.com/2009/08/menu-con-variables-de-fuentes-y-colores.html

Quisiera poder ayudarle mejor pero es un poco complicado.
Danilo disse…
Ola Reinaldo!

Pastor

Graça e Paz!

Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo Fernandes

http://www.genizahvirtual.com/
Edimar Suely disse…
Olá, a paz,
Passando para conferir as 9dades, matar as saudades e desejar uma linda semaninha e muita paz em seu lar.

É lamentavel ver os divórcios aumentando dessa forma devastadora, excelente postagem.

Deus te abençoe.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha2.zip.net
Rosane Luz disse…
A paz do Senhor!
Vc me perguntou se não gostaria de receber um tradutor de texto. Por favor , quero sim. Se vc puder me enviar. Meu email: rosaneluz_2009@hotmail.com
Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Estatuto COMEAD-CGPB

CAPÍTULO I DA IGREJA: NOME, SEDE, FINS, FORO E DURAÇÃO. Art. 1° - A IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS , em Campina Grande (PB), fundada em 07 de Janeiro de 1924, conforme Estatuto registrado em 30 de Novembro de 1992, sob N°.577 Livro A - 03 , Cartório de Serviço Notarial e Registral, Registro de Títulos e Documentos de Campina Grande - Paraíba, e reformulado em 05 de novembro de 2004, de acordo com o art, 5°, incisos VI e VII da Constituição da República Federativa do Brasil e com a Lei n°. 10.825 de 22 de Dezembro de 2003 (arts 1°, ao 3°), que deu nova redação aos arts. 44 e 2.031 da lei N°.10.406 de 10 de Janeiro de 2002, que institui o Código Civil e demais normas atinentes à matéria. § 1° - A Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Campina Grande (PB), filiada à Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil - CGADB, sob o N° 07 (sete), com sede e foro na Cidade de Campina Grande - PB, à Rua Antenor Navarro N°. 693 - Bairro Prata - É uma instituição Religiosa, Fi

Que história de homofóbico é essa?

Amados (as). Queridos leitores venho aqui fa lar algumas coisas para tentar despertar sobre o perigo da molestia sobre o plc 122/06. Em primeiro lugar quero deixar claro que não estou neste espaço para defender o governo ou a oposição, mas sim o EVANGELHO de JESUS CRISTO, na própria constituição brasileira, em seu artigo 5º, diz sobre a liberdade de culto e expressão. Me intristece a forma como este governo tem se portado de maneira inconsequente com este tema, que vergonha! lamento muito que esse tema tenha sido levado tão logo a votação, já passou na camara federal, e já está no senado na iminência de ser aprovado, e as caladas da noite! É imoral que propostas tão relevantes como a reforma fiscal, reforma política, reforma no judiciário, passem tantos anos e não são votadas. Existe uma grande diferença entre discordar e ofender, qualquer um pode discordar de qualquer coisa que eu acha que esteja errada, mas ninguem pode ofender ninguem. Posso discordar do governo de sua política ca

Estatuto CADEESO

Estatuto e Regimento Interno da CADEESO PREÂMBULO Sob a proteção, iluminação e orientação da Trindade Augusta, nós, legítimos representantes das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros, reunidos em Assembléia-Geral Ordinária na cidade de CARIACICA, ES., no período de 4 a 7 de julho de 2001, com poderes para reformar o Estatuto da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros, em conformidade com o art. 60 do Estatuto vigente, e tendo em vista a promoção da paz, da harmonia, da disciplina, da unidade, e da edificação do povo de Deus, resolvemos reformá-lo, lhe dando a seguinte redação: CAPÍTULO I Da Denominação Art. 1º. A Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros, com base jurídica no art. 5º, do Capítulo I, Incisos VI, VII e VIII, e art. 19, inciso I, da Constituição da República Federativa do Brasil; o artigo 16, Inciso I, Seção I; artigos 18 e 19, Incisos I, II, III, IV e V, Seção II, do Capítulo II, do Cód